O papel do elástico é garantir que sua função tenha total desempenho quando aplicada corretamente na peça. Ou seja, garantir a sustentação (que a peça mantenha-se no lugar e suporte o peso do corpo), conforto e durabilidade, além do fator estético.
“O conhecimento e a aplicação desses recursos permite que o produto reúna em si os valores extrínsecos e intrínsecos que despertarão o desejo do consumidor pelo produto” (RYBALOWSKI, 2013, p. 105).
Este ato decisivo entre qual fita elástica usar para cada aplicação, utilizando apenas o conhecimento empírico para julgar e definir, agora se mostram necessários conhecimentos mais específicos e estruturados para garantir o sucesso da peça final.
“Os conceitos de moda fazem parte de um processo que deve ser entendido como uma trajetória evolutiva do design, em que cada acessório, componente ou indumento deve ser pensado em referência a um objetivo estruturado de forma clara e perceptível” (LIGER, 2012, p. 23).
Trecho retirado do artigo científico:
AVIAMENTOS: FITAS ELÁSTICAS COMO COMPONENTES NA MODA ÍNTIMA FEMININA
Thaís de França Claro¹
Profa. Dra. Heloisa de Sá Nobriga²
¹Designer de Moda — Universidade Anhanguera Vila Mariana — Fitas Elásticas Estrela Ltda. E-mail: thais.claro@estrela.ind.br. http://lattes.cnpq.br/3203900338032321
²Professora e Coordenadora do curso de Moda — Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, campus Vila Mariana.
Comments